Vapor & História Alternativa

IIIsteamcom

 

Nos dias 8 e 9 de agosto de 2015, aconteceu a III Steamcon em Paranapiacaba, encontro anual de steamers e interessados na cultura e estética Steampunk. Estive por lá no sábado, a convite dos queridos Raul Cândido Ruiz e Adriana Cabral, para falar um pouco sobre “Vapor & História Alternativa”.

Como eu ainda estava me recuperando de uma cirurgia no pé, às voltas com mil cuidados, remédios e curativos, a ideia inicial de aproveitar o fim de semana inteiro em Paranapiacaba teve que ser abandonada. O jeito foi encarar um bate-e-volta mesmo. E lá fomos nós, minha esposa Mariana e eu, botar o pé na estrada.

Ao nos aproximarmos de Paranapiacaba, mergulhamos em uma muralha de névoa tão sinistra e espessa, que apagou qualquer vestígio do céu azul de um dia, até então, quente e ensolarado. Foi aí que a mágica da viagem no tempo aconteceu. Enxergando pouco mais de três metros à frente do carro, cruzamos uma sinuosa estrada de pedregulhos para despontar bem no meio da Vila Inglesa. O GPS indicava que havíamos chegado ao nosso destino, embora a visibilidade fosse terrível. Em questão de segundos, uma trupe de piratas do vapor emergiu da névoa confirmando que estávamos no lugar e na época certos.

Aos poucos, fomos percebendo que a Vila estava tomada por moçoilas em vestidos elegantes, maquinistas robóticos e aventureiros de aparência suspeita. O núcleo de toda essa movimentação era o Clube Lyra Serrano, palco das exposições, palestras, oficinas e apresentações da SteamCon. Enquanto eu acertava com a organização os últimos detalhes da palestra, a Mari saiu com a máquina pela Vila, fotografando feito uma doida pra não perder nada.

A palestra foi incrível e a plateia se mostrou muito interessada e participativa. Juntos, analisamos e discutimos os elementos de história alternativa presentes em diversas obras literárias steampunk. Para quem quiser se aprofundar mais no assunto, deixo aqui a lista das obras citadas na palestra, e os slides da apresentação:

História Alternativa

Ab Urbe Condita, Tito Lívio (capítulos 17, 18 e 19)
O Homem do Castelo Alto, Philip K. Dick
Anno Dracula, Kim Newmann
A Casca da Serpente, J. J. Veiga
A Ética da Traição, Gerson Lodi-Ribeiro
Xochiquetzal: Uma Princesa Asteca entre os Incas, Gerson Lodi-Ribeiro
Selva Brasil, de Roberto de Souza Causo

Vapor & História Alternativa

A Máquina Diferencial, William Gibson e Bruce Sterling
Mortal Engines, Philip Reeve
Homens e Monstros: A Guerra Fria Vitoriana, Flávio Medeiros Jr.
Le Chavalier e a Exposição Universal, André Zanki Cordenonsi
A Seita do Ferrabraz, Paulo Fodra

Abaixo, seguem as fotos feitas pela Mari:

https://www.facebook.com/paulofodra/media_set?set=a.10153589226067094.1073741837.549327093&type=3

Related Posts with Thumbnails